quinta-feira, 27 de maio de 2010

Nivelamento para o curso de francês + nivelamento para francisação

Tô até tonta de tanto embromar no francês hoje. Hehehe.

É que hoje fizemos um teste de nivelamento para um curso de francês da Comission Scolaire de manhã, e à tarde tivemos o teste de nivelamento para a francisação no MICC. Meu Deus, foi mais cansativo do que quando tínhamos aulas de duas horas com o Alain. Hehehe. Mas acho que o calor influenciou também.

Mais uma vez (para variar :)), nos perdemos um pouco para chegar no lugar do teste de nivelamento da francisação. Estávamos crentes que o prédio ficava na Maisonneuve Ouest, quando na verdade era na Maisonneuve Est!!! Quando percebemos que estávamos do outro lado do lugar, bateu um desespero porque estava mto perto do horário e tivemos que pegar o metrô. Mas aí fui confirmar o horário que estava na convocação. O meu eu tinha certeza que era às 14h45, e também tinha certeza que do Pedro era às 14h15. No final de ambos era às 14h45... Que raiva!!! Se eu tivesse visto direito, não tinha me desesperado e poderia ter ido andando porque daria tempo tranquilamente. Como já tínhamos passado a catraca do metrô, o jeito foi pegar o metrô mesmo. E aí bateu a dúvida: qual estação descer??? Fiz mais ou menos os cálculos e achei que fosse perto do metrô Papineau. O Pedro queria descer duas estações antes, na Berri-UQAM, para passar no Dollarama, mas o convenci a passarmos na volta, depois do teste, pois iríamos nos atrasar. Quando estávamos saindo do metrô Papineau, a Sabrina me liga (eu tinha ligado para ela para saber onde raios ficava o lugar do teste). Perguntei (com voz de afirmação :)) se ficava perto desse metrô, e ela me diz: "Não, fica perto da Berri-UQAM!!" Nossa, como eu sou perdida!!!!!!!!!!!!!!!!!! Dá atá raiva!!!! Primeiro tinha visto o endereço errado; depois vi o horário do teste do Pedro errado; e para completar, fiz os cálculos do metrô errado!!! Chega, desisto! Agora o Pedro vai ficar encarregado de ver horários, google maps, localização, TUDO! E o pior é que se tivéssemos descido na Berri-UQAM, sairíamos na cara do lugar!! Sendo assim, tivemos que voltar duas estações a pé, sob o sol ardido. Sem comentários...

Mas enfim, no final deu tudo certo: chegamos aos testes a tempo, conversamos com duas funcionárias do MICC muito simpáticas e gentis, consegui me expressar bem o suficiente para ela entender minhas respostas às perguntas que ela fez e fiz uma pequena redação que demorei uns 20 minutos para redigir. Até que não saiu tão mal, mas sei que preciso melhorar. E muito!!!! Hehehe.

Ela fez perguntas do tipo:
- Qual é sua língua materna?
- Quantos anos de estudos você tem?
- Qual sua profissão?
- Quando vcs chegaram ao Quebec?
- O que estamos achando de Montreal?
- Por que resolvemos vir para o Quebec?
- Quais diferenças vc está percebendo entre viver no Brasil e viver no Canadá? (Lógico que não respondi isso, mas deu uma baita vontade de responder: TODAS!!! Hehehe. Mas eu disse que no Brasil é tudo muito complicado, que as pessoas não têm educação e respeito entre si, que todo mundo só pensa em se dar bem, não importa como. E que para mim e para o Pedro, o Brasil não é o lugar certo.)
- O que vc diria a uma amiga que também quisesse imigrar para cá?
- Quais seus planos em relação a trabalho e estudo?

Ambos os testes foram bem tranquilos e estamos contentes com os resultados: Pedro e eu ficamos no nível 3 de ambos. Achei que fosse ter que começar tudo de novo... Ahahahahaha!!!

5 comentários:

  1. Oi Ale, nossa o meu foi super rapido, mas me embolei toda em algumas horas para falar!

    Ah copiei a parte das perguntar ta... eu sou pessima para lembrar! rsrs

    Fiquei muito feliz por terem consegui se inscrever na Comission!

    Nos vemos segunda de manha!

    Bjocas e otimo fim de semana! =)

    ResponderExcluir
  2. Oi Sa, também estamos super contentes por termos conseguido nos inscrever na Comission. E estamos super animados para o curso.
    Nossa, nunca falei tanto em francês desde que cheguei... Ontem foi punk! Mas deu certo, apesar das enroladas :)
    Bom fds para vcs tb! Será nosso último antes de começar o curso! Adeus acordar tarde... :)
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. oi pessoal, cheguei de xereta aqui!! adorei. bjokas. bom fim de semana=0) elen

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou, Elen!
    Bom fds para vc tb!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Legal! peguei um chato,nada simpatico que nao gostou do que eu pretendo estudar e ainda se atrasou em mais de 40 minutos!
    Devo merecer!!rsrs..

    bjs!!

    ResponderExcluir