sexta-feira, 4 de junho de 2010

Salut a tous!

Nunca imaginamos que ficaríamos tão EXAUSTOS por voltar a estudar!! Não me lembro de ter ficado tão cansada assim na época em que era bancária. Caramba!

Na sexta, depois do curso, fomos dar uma voltinha pelo centro da cidade para passear um pouco e comer um poutine :)Demos uma passada no Dollarama (básico :)) e sentamos um pouco para conversar sobre conjugação do modo imperfeito, pois eu estava com umas dúvidas. Quem não nos conhece acha que somos OS intelectuais, né? Hehehe.
Papo vai e papo vem, o Pedro dando exemplos de situações em que devemos usar o imparfait, começou a me dar um sono tão forte que já estava conjugando o futuro com o modo imperfeito. Ahahahaha! E era ainda cinco da tarde!!!! Foi aí que percebi o quão cansada eu estava. Tratamos rapidinho de nos levantar e voltar pra casa. Além do cansaço e da vontade de dormir, tinha um certo ser marronzinho nos esperando em casa ansiosamente.

Chegamos em casa mais despertos e fomos até o mercado com o Chewie. Tadinho, no dia anterior ele não tinha passeado porque havia chovido, então demos uma volta grande com ele para compensar. Não preciso nem contar que ele, mais uma vez, fez sucesso na rua, né? ;)
Apesar de cansativo, o curso tem sido legal para revisarmos o que aprendemos com o Alain, e também para aprender mais vocabulário. Há alunos bons, muito bons, médios e fracos, como em toda turma. Mas no geral acho que a turma é boa. Tem gente de Gana, Paquistão, Iraque, Índia, Guatemala, México, Bulgária, Jamaica, Vietnã, China, canadenses anglófonos, "amerindians" (descendentes de índios que existiam aqui antes da colonização) e, claro, brasileiros. Temos aulas com duas professoras: uma dá aulas de gramática, e a outra de vocabulário mas sempre acaba dando um pouco de gramática também.


Na sexta recebemos um comunicado de que na próxima terça, dia 08, haverá greve de professores da Comission Scolaire Marguerite-Bourgeoys por melhores salários, condições, etc. O mais interessante disso tudo (além de não precisar ir para a escola :)) é que essa greve foi marcada há 3 meses!!!! Ou seja, eles se organizaram com o sindicato e decidiram que fariam uma paralisação no dia 08/06! Até a greve aqui é super bem organizada!! Lembro-me de quando havia greve dos bancários, só ficávamos sabendo se deveríamos ir para a agência ou não na noite anterior. Não dava para planejar nada.

Outra prova de que os canadenses são bem organizados é que ontem de manhã recebemos uma ligação com uma gravação do Hydroquebec (companhia de luz e água de Quebec) avisando que amanhã, segunda, ficaremos sem energia elétrica das 22h às 23h, para manutenção do sistema, e que eles recomendam que tiremos todos os aparelhos elétricos da tomada por precaução. Ao final se desculpam pelo transtorno e agradecem a nossa compreensão.
Agora, uma pergunta que nunca vai querer se calar: Quando em SP a Eletropaulo pensaria ou iria querer avisar os clientes sobre uma manutenção? A única coisa que sabem fazer é comunicar aos consumidores o aumento da tarifa de luz, via mídia: "A partir do próximo sábado a tarifa de energia elétrica sofrerá um aumento de X%". Que eu me lembre era sempre num sábado que a tarifa aumentava... Uma m&$#@!!!

"Brasil
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim"










Nenhum comentário:

Postar um comentário