segunda-feira, 5 de julho de 2010

Lundi, niveau 4 et beaucoup de chaleur!!!!

Pessoas que não estão aqui em Montreal, se vocês tivessem a mínima idéia do calor infernal que está aqui, vocês não iriam acreditar! Neste exato momento, às 19h50, a temperatura está nos 31ºC, com sensação térmica de quase 40ºC!! E a previsão é de que vai durar a semana toda!!! Ai meu Deus, será que aguento?? Por essa eu juro que não esperava!! Não via a hora de me mandar do Brasil por causa do calor insuportável dentre outros inúmeros motivos, e chegamos aqui e nos deparamos com isso. Se bem que desde que chegamos só me lembro de ter sentido um calor forte apenas uma vez, durante uma semana. Não vejo a hora de chegar a outono e depois o inverno!!! Mal podemos esperar para ver a neve cair, as ruas ficarem branquinhas e sentir aquele friozinho "básico" do inverno da América do Norte :)) Enquanto a maioria das pessoas não quer sequer pensar no inverno, o Pedro e eu mal vemos a hora dele chegar! Verdade mesmo! Mais uma prova de que não somos brasileiros e nunca seremos. Foi-se o tempo em que eu gostava de calor... Agora, nem pensar!! O Pedro NUNCA gostou do calor. E quando passei o inverno nos EUA e o Pedro na Áustria, nós adoramos!!!! Eu simplesmente vibrava com aquele friozinho!!
Mas o negócio é aguardar mais alguns meses e depois abraçar nosso amigo inverno :)) Pelo menos para nós ele será muito bem vindo :))

Hoje começamos o nível 4 do curso de francês. Estávamos um pouco apreensivos em relação a turma e os professores, pois a nossa turma anterior era um tanto devagar quase parando. E não levavam o curso muito a sério. Mas agora no nível 4 o esquema mudou bastante. A turma, apesar de sempre ter um ou outro lerdinho, é bem melhor que a anterior. São mais sérios e preocupados em realmente aprender o francês o quanto antes. E a professora (hoje conhecemos apenas uma; acho que amanhã ou depois deve aparecer o(a) segundo(a) professor(a)) é bem dinâmica, corrige a pronúncia de todos, faz todos participarem da aula, faz piadas, explica bem as regras gramaticais e as pronúncias e tem, principalmente, didática. Tivemos uma ótima impressão. Acho que agora vai! :)) Antes o Pedro toda hora falava "chez nous?", pois o nível 3 era realmente desmotivante e muito tediante. Dava mó sono!!! Hoje a Sa, o Pedro e eu ficamos bem espertos na aula porque a professora consegue prender a atenção. A aula foi bem legal. Espero que continue assim pelo menos até o final do nível.

Au revoir!!!!

Vague de chaleur caniculaire à Montréal

Archives Métro

MARIE-EVE SHAFFER
MÉTRO
05 juillet 2010 13:55

La région de Montréal sera la proie d’une vague de chaleur caniculaire cette semaine.

Le mercure dépassera aisément les 30 degrés Celsius le jour et il ne descendra pas sous la barre des 20 degrés pendant la nuit. Le facteur humidex oscillera autour de 40, ce qui rendra les conditions météorologiques très inconfortables.

Environnement Canada a émis dimanche un avertissement de chaleur et d’humidité accablantes, qui devrait être en vigueur pendant toute la semaine, selon le météorologue, André Cantin.

La qualité de l’air, qui était tout juste acceptable lundi matin, s’est rapidement détériorée. Une alerte de smog a d’ailleurs été lancée. «Lors du retour à la maison, c’est le moment où la production de polluant est à son maximum et que la qualité de l’air est la pire», a indiqué M. Cantin.

Cette canicule qui sévit entre autres à Montréal est attribuable à une masse d’air qui provient du Midwest américain. Elle domine présentement toutes la côte est du continent nord-américain.

Nenhum comentário:

Postar um comentário