quarta-feira, 21 de julho de 2010

Até que enfim uma boa notícia: Caixa e Itamaraty facilitam saque do FGTS por brasileiros no exterior

Vcs nem imaginam como ficamos contentes com a notícia de que agora os brasileiros residentes no exterior não mais precisarão sacar o FGTS pessoalmente!!! Uhuuuuuuuu!!! Isso quer dizer que Brasil novamente, talvez NUNCA MAIS!!! Uhuuuuuuuu!!

Já era mais do que hora esse governo brasileiro de m#$@* fazer alguma coisa útil! Nos incomodava muito pensar que em 3 anos teríamos que retornar à pátria odiada apenas para ter de volta um dinheiro que nos pertence por direito, e que teríamos que fazê-lo pessoalmente, pois não era possível o saque do FGTS por terceiros, ainda que legalmente autorizados. Isso nos enervava tanto!! Na verdade ainda enerva porque achamos uma sacanagem você ter que aguardar 3 anos para reaver o fundo de garantia, um dinheiro que é seu. Não importa se vc foi demitido ou pediu demissão, a verdade é que a grana é sua! E por que 3 anos? Para dar mais tempo do governo roubar mais dos trabalhadores?
Mas enfim, como nem tudo pode ser perfeito, já temos que nos contentar em não precisar retornar ao Brasil somente para sacar o FGTS.

Segue abaixo a matéria na Valor Online:

BRASÍLIA - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, assinaram convênio para possibilitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por brasileiros que trabalham no exterior em situação regular, de acordo com comunicado conjunto divulgado hoje pelas duas instituições.

A solicitação do saque será feita diretamente aos consulados brasileiros. O serviço estará disponível, inicialmente, no Japão, a partir do dia 1º de agosto, data em que é comemorado o Dia dos Brasileiros no Japão. Depois, o atendimento será expandido para outros países com grande contingente de brasileiros, como os Estados Unidos, Portugal, a França e a Espanha, dentre outros.

O lançamento do programa ocorrerá na cidade japonesa de Nagóia, dentre os eventos programados para celebrar os 20 anos da lei de imigração japonesa, de 1990, que assegurou direitos trabalhistas aos descendentes de emigrantes nipônicos. O governo brasileiro será representado na ocasião pelos ministros do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas.

Para retirar o benefício, o trabalhador tem que estar enquadrado em uma das condições de habilitação de saque do FGTS, preencher o formulário de saque, disponível nos sites da Caixa e do FGTS, e dar entrada com o requerimento em um dos consulados brasileiros em Tóquio, Nagóia ou Hamamatsu.

Com a documentação em ordem, o consulado encaminhará a solicitação para uma unidade da Caixa no Brasil, e esta creditará o dinheiro na conta que o trabalhador indicar, que pode ser na própria Caixa ou qualquer outro banco. Caso não possua conta bancária em território brasileiro, o beneficiário pode, ainda, indicar alguém de sua confiança, com conta no país, para receber os valores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário